

Fauvismo:
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Teve origem no final do Século XX, ao contar com precursores como Paul Gauguin e Vincent Van Gogh.
A tendência fauvista não só revolucionou o uso das cores na pintura moderna como foi uma das origens dos posteriores movimentos de ruptura estética nas artes plásticas.
Expressionismo
Movimento artístico que se caracteriza pela expressão de intensas emoções. As obras não têm preocupação com o padrão de beleza tradicional e exibem um enfoque pessimista da vida, marcado por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade e, muitas vezes, necessidade de denunciar problemas sociais.
Iniciado no fim do século XIX por artistas plásticos da Alemanha, alcança seu auge entre 1910 e 1920 e expande-se para a literatura, a música, o teatro e o cinema.
Cubismo
Apesar de ser considerado um ato de percepção individual, o movimento possuía coerência. Era inspirado na arte africana (sua "racionalidade") e no princípio de "realização do motivo" de Cézanne.
O movimento cubista começou em 1907 e terminou em 1914, apesar de ter persistido ainda quando os artistas envolvidos abandonaram-no.
Apesar da identificação imediata do cubismo às fig
uras de Pablo Picasso e Georges Braque, vários outros artistas deram grandes contribuições individuais ao movimento.
O cubismo é baseado na geometrização das figuras esta que resulta numa arte intuitiva e abstracta, derivada da "experiência visual ". Baseia-se essencialmente na luz e na sombra.
Futurismo:
O futurismo foi um movimento fundado pelo poeta italiano Fillippo Tomasso Marinetti, que redigiu um manifesto e tentou espalhá-lo em 1909.
Nesse manifesto, já proclamava o fim da arte passada e a ode à arte do futuro (futurismo, daí o nome do movimento).
O futurismo produz mais manifestos - cerca de 30, de 1909 a 1916.
Abstraccionismo:
O abstraccionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objectos próprios da nossa realidade concreta exterior. Usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra.
Esta arte foi produzida no início do século XX por determinados movimentos e escolas que, genericamente, encaixam-se na arte moderna.
Surrealismo
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. As suas origens devem ter sidas tiradas do dadaísmo e da pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
Este movimento surgiu nas duas primeiras décadas do século XX.
O surrealismo surge todas as vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controlo.
Um comentário:
a primeira pintura não é fauvismo, só para avisar. ela é cubista e foi pintada por pablo picasso
Postar um comentário